Avaliação Psicológica

Conheça alguns dos Serviços oferecidos

Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade, comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa.

Alguns serviços oferecidos em avaliação psicológica, dentre outros:

• Psicodiagnóstico;
• Psicossocial para NR33 (Trabalho em espaços confinados) e NR35 (Trabalho em Altura);
• Cirurgias (Bariátrica, Vasectomia, Laqueadura);
• Orientação Profissional e de Carreira;
• Seleção de Pessoal

Avaliação Psicossocial

O trabalho em espaços confinados ou altura exige do indivíduo uma séria de características psicológicas para que não corra riscos durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos na Avaliação Psicossocial. É importante que essas características estejam presentes no indivíduo de maneira adequada, para que diante das peculiaridades dessas atividades (alturas e pequenos espaços) o indivíduo não perca o controle de suas atitudes e emoções.

Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Normas Regulamentadoras preconiza que as empresas onde possuem atividades em ambientes adversos, devem submeter seus trabalhadores à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Observando os riscos psicossociais e com base no PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa.

 

A metodologia aplicada que é composta por entrevistas, testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial tem como finalidade investigar a estrutura de personalidade, fatores individuais e organizacionais que podem afetar de forma positiva ou negativa à saúde geral do colaborador, vulnerabilidade ao estresse no trabalho; satisfação com sua atividade laboral, aspectos motivacionais, organização do trabalho, apoio familiar e social, entre outros.

  • TRABALHO EM ALTURA
    Conforme a Norma Regulamentadora NR 35 são consideradas trabalho em altura, todas as atividades profissionais que exijam que o trabalhador fique em alturas superiores a dois metros (seja em andaimes, plataformas ou escadas), uma vez que em caso de queda poderá colocar em risco a vida do colaborador.
  • TRABALHO CONFINADOConforme a Norma Regulamentadora NR 33espaço confinado consiste em qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída e ventilação insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Avaliação Psicológica para Seleção de Pessoal

 

 

 

O processo seletivo pode ser considerado, de forma genérica, como o uso de procedimentos de avaliação e informação planejados estrategicamente e que objetivam identificar dentre os candidatos aqueles que, por características pessoais e/ ou profissionais, melhor se integrarão às exigências do cargo, à cultura organizacional vigente e às expectativas (atuais e futuras) da organização.

 

Psicodiagnóstico

 

 

 

 

 Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o psicólogo consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

A cirurgia de obesidade exige do paciente modificações alimentares, psicológicas, comportamentais e de estilo de vida tanto no momentos pré quanto pós cirúrgicos. Passar pela(o) psicóloga(o) no pré operatório é tão importante quanto passar por outras especialidades, pois cada uma delas é parte imprescindível da avaliação e preparo global exigidos pelo tratamento.

O objetivo principal da avaliação psicológica é identificar e tratar alterações psicológicas e/ou aspectos emocionais que possam prejudicar o sucesso do tratamento, bem como ajudar o paciente a compreender a sua forma de se alimentar no presente e ao longo dos anos além da influência do seu estilo de vida sobre sua saúde, preparando o paciente e sua família para a cirurgia e para a vida depois do procedimento. Promovendo expectativas realistas e reflexões sobre as transformações que ocorrerão após a cirurgia bariátrica a curto, médio e longo prazo.

O acompanhamento psicológico no pós operatório é também parte da assistência multidisciplinar, fundamental para a promoção de saúde mental e prevenção de agravos. Assim as intervenções do psicólogo contribuem para a adaptação do paciente e sua família ao novo estilo de vida e às mudanças no padrão alimentar, na forma corporal, na vida social; no manejo de demandas relacionadas ao emagrecimento, como autoestima, autoimagem, assertividade; e na promoção do desenvolvimento de estratégias para lidar com problemas como ansiedade e estresse relacionadas ou não ao tratamento cirúrgico. Ao longo do acompanhamento, paciente e profissional podem ainda identificar a necessidade de outros cuidados em saúde mental como tratamento psicológico e ou psiquiátrico.

Avaliação Psicológica para Vasectomia e Laqueadura

 

 

 

 

Está cada vez mais comum a solicitação de Avaliação Psicológica pré-cirúrgica de Vasectomia e Laqueadura. Podendo ser realizada a partir de iniciativa própria, do casal ou da mulher/do homem, ou por indicação médica.
A avaliação se mostra muito importante para verificar a maturidade emocional, do(a) paciente, em encerrar a vida reprodutiva, analisando suas motivações e temores.

Orientação Profissional

Durante a atividade profissional da(o) psicóloga(o), frequentemente somos interrogados, na maioria das vezes por jovens, sobre qual profissão escolher. Muitos deles já chegam preparados para abraçar a profissão dos pais ou de algum parente bem-sucedido na vida, mas querem uma confirmação.

A Orientação Profissional visa ajudar o jovem a escolher os cursos de formação que possam capacitá-lo para enfrentar a vida no futuro. Podendo, também, ter como meta ajudar a pessoa, que já tem a formação, a se preparar para o trabalho em si, de forma a se sentir bem consigo mesmo, a se sentir capaz de desempenhar a profissão em si, e fazê-lo de modo agradável.

A Orientação Profissional serve não apenas para se ter um norte sobre o campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades/características pessoais e profissão, do sentido/significado do trabalho para o ser humano, da relação trabalho e projeto de vida.

Alguns fatores que podem apontar a necessidade de Orientação Profissional:

  • Insegurança diante da escolha;
  • Insatisfação em relação à escolha profissional realizada;
  • Necessidade de aumentar o autoconhecimento para uma tomada de decisão mais segura;
  • Necessidade de informações sobre outras possibilidades profissionais;
  • Necessidade de conhecer a realidade prática da profissão, como um importante fator que auxilia na avaliação entre permanecer ou abandonar o curso e fazer nova escolha;
  • Não apresentar as habilidades requeridas para o exercício da profissão escolhida;
  • Não ter conhecimento sobre o processo de inserção no mercado de trabalho;
  • Entre outros.
Dúvidas?
Entre em Contato!

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp