Avaliação Psicossocial

Conheça alguns dos Serviços oferecidos
pela Marta Rodrigues

Trabalho em Altura

Trabalho Confinado

Avaliação Psicossocial

O trabalho em espaços confinados ou altura exige do indivíduo uma séria de características psicológicas para que não corra riscos durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos na Avaliação Psicossocial. É importante que essas características estejam presentes no indivíduo de maneira adequada, para que diante das peculiaridades dessas atividades (alturas e pequenos espaços) o indivíduo não perca o controle de suas atitudes e emoções.

 Assim, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Normas Regulamentadoras preconiza que as empresas onde possuem atividades em ambientes adversos, devem submeter seus trabalhadores à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Observando os riscos psicossociais e com base no PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa.

 

A metodologia aplicada que é composta por entrevistas, testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial tem como finalidade investigar a estrutura de personalidade, fatores individuais e organizacionais que podem afetar de forma positiva ou negativa à saúde geral do colaborador, vulnerabilidade ao estresse no trabalho; satisfação com sua atividade laboral, aspectos motivacionais, organização do trabalho, apoio familiar e social, entre outros.

  • TRABALHO EM ALTURA
    Conforme a Norma Regulamentadora NR 35 são consideradas trabalho em altura, todas as atividades profissionais que exijam que o trabalhador fique em alturas superiores a dois metros (seja em andaimes, plataformas ou escadas), uma vez que em caso de queda poderá colocar em risco a vida do colaborador.

  • TRABALHO CONFINADO

    Conforme a Norma Regulamentadora NR 33espaço confinado consiste em qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída e ventilação insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. 

Dúvidas?
Entre em Contato!

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp